Resenha: A Lista Negra.

Título: A Lista Negra.

Autor (a): Jennifer Brown. 

Páginas: 269.

Editora: Gutenberg.

Gênero: Young-Adult 

Estrelas: 5 estrelas. 




Narrado em primeira pessoa pela protagonista Valerie Leftman, A Lista Negra vai narrar a história incrivelmente cativante e tocante de uma tragédia causada pelo Bullying. Hoje em dia esse é um tema muito comum, porque infelizmente se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano. Ás vezes começa com um simples apelido, brincadeiras e piadas de mal-gosto. Mas o que acontece, é que em algumas situações, o que parecia uma coisinha inocente de crianças, pode se tornar um grande perigo, não só para quem sofre, mas também para quem pratica, como acontece no livro da autora Jennifer Brown que acaba de se tornar um dos meus queridinhos, e que também me fez chorar horrores.

Valerie era uma menina normal, tímida e na medida do possível, até mesmo feliz. Ela tinha amigos, um irmão bacana e uma vida da qual não podia se queixar... a menos por um motivo: A Escola. Não que ela não gostasse do Colégio Garvin, não, nada disso. Ela gostava de encontrar com Stacey, sua melhor amiga, conversar e fazer coisas normais. Mas isso significava também ter que enfrentar não só a turma dos populares, como a turma dos populares com suas piadas e zombarias á seu respeito. Apelidos como Irmã da Morte, criado por Christy Bruter já eram constantes em sua vida. E apesar de sentir-se magoada, ela nunca pensou no que aquilo se tornaria, quando criou A Lista Negra, uma espécie de caderno para desabafar e falar sobre as pessoas das quais não gostava.

Aquilo era para ela, apenas um forma de consolo, afinal, ela não conhecia ninguém com os seus mesmo problemas. Não até encontrar Nick Levil, um novato que começa a sofrer os mesmos problemas que Valerie. Como previsto, por dadas as circunstâncias, os dois começam a namorar, o que só aumenta as piadas ao redor do casal. a Irmã da Morte e o Cadáver. Apesar de tudo o que sofria, nessa época Valerie era feliz. Era como se Nick a completasse. Os dois se entendiam de uma forma que só eles sabiam. Mas a menina não conhecia os dois lados de Nick. Ela não conhecia o lado raivoso, rancoroso e  até mesmo cruel. Mas este só iria se apresentar no dia 2 de Maio de 2008 na praça de alimentação do Colégio Garvin.

A Lista ia crescendo e os nomes aumentando. Para Valerie, aquilo não passava de um conforto.Chegava até a parecer engraçado conversar com Nick á respeito daquelas pessoas. Ás vezes, mesmo sem querer que aquilo realmente acontecesse, ela desejava que alguns ali realmente não existissem, ou simplesmente morressem. E uma discussão e a destruição proposital de um MP3 fosse apenas a gosta d'água para que isso realmente acontecesse. Em pleno dia de aula Nick Levil abriu fogo contra alunos e professores na praça de alimentação. Ao menos 6 pessoas morreram, e muitas ficaram feridas e com sequelas irreversíveis. Mais a maior delas, não foi física, mas sim mental. Valerie a partir dali, não seria mais vista como somente a irmã da morte. Mas como uma criminosa. E após colocar-se na frente de Jessica Campbell e levar um tiro, fazendo com que seu namorado cometesse suicídio, ninguém mais parecia confiar nela.

Haviam muitas versões de uma Valerie Leftman: A Heroina, que salvou Jessica Campbell e parou o tiroteio, A Vítima, que levou um tiro na coxa, e até mesmo A Cúmplice que ajudou Nick Levil a planejar o atentado á escola. Agora, a tarefa de Valerie não será nada fácil: ela terá que voltar á sua escola, e enfrentar a todos aqueles que a julgam uma criminosa. Ela perceberá que muitas vezes, foi superficial e egoísta ao colocar o nome de algumas pessoas por motivos mínimos. Agora, todos estarão olhando diferente para a menina. Ela terá que conquistar a confiança de novas pessoas, e descobrir quem são seus verdadeiros amigos.

Posso dizer que eu adorei esse livro. Adorei tudo nele. A personagem Valerie, por narrar a história em seu ponto de vista, fica tão próxima de você, que você se torna capaz de sentir tudo o que ela sente. A história flui muito bem, do inicio ao fim, e não tem como você não se prender á aquele mundo. Eu gostei de quase todos os personagens, e tinha sentimentos conflitantes á respeito de alguns deles: no começo eu não confiava na amizade da Jessica, mas depois fui percebendo que ele estava realmente sendo sincera, achava o irmão mais novo da Valerie, Frankie super bacana no começo, mas depois de uma coisa que ele faz, quase o odiei, e por fim temos a Bea. Suspiros  a Bea é uma professora de artes, que começa a dar aulas para Valerie, que gosta muito de desenhar (aliás esse é um ponto muito legal do livro, ela desenha o que ela vê nas pessoas). Gente, cada vez que aquele mulher falava alguma coisa... eu tinha que anotar a frase. Sempre que ela abria a boca, saia alguma coisa sábia de lá. Vou até colocar uns exemplos aqui:

" - Um é meu número favorito - Sorriu Bea. - Em inglês, a palavra ''um'' tem o mesmo som do passado de ''vencer'' e podemos dizer no final do dia que vencemos de novo, não podemos ? Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória. " Página 178. 

" O tempo nunca acaba - Sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando na tela. - Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há." Página 179.

Enfim, o livro é cinco estrelas, e eu realmente acho que é uma leitura obrigatória até mesmo para quem não gosta de ler. Hoje em dia, as pessoas parecem fugir de assuntos sérios, procurando na maior parte do tempo livros que fogem da realidade. A Lista Negra, mostra os dois lados do Bullying, e eu acho que ele deveria ser um livro disponibilizados para todos os alunos de ensino médio, que é justamente o cenário da escola. 

É isso, espero que tenham gostado. Beijos, e se você ainda não leu este livro, LEIA ! 

~ Ana ~




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo